Coletivo de Arte

Além de todo o lindo trabalho visual das fotos no livro Cores de Trancoso, a exposição vem com uma proposta ainda maior, de levantar a bandeira da arte local, enaltecendo as obras e os artistas que fazem da cidade, sua fonte de inspiração. Um grupo de artistas expressivos foram convidados a fazer parte deste coletivo, que vão participar do projeto por meio de diversas interações:
– Intervenções artísticas nos painéis fotográficos do evento;
– Participação na decoração do projeto;
– Obras autorais expostas e vendidas na loja da exposição;

Valquito Lima

Artista plástico de Trancoso, pintor há 13 anos dos mastros sagrados deste distrito, tradição da comunidade. Hoje, com mastros já em outras cidades do Brasil, Valquito Lima aprendeu com seu avô Licínio Alves a arte de sua comunidade e cria todos os anos as novas estampas que encantam com suas cores e identidade cultural trancosense. Os mastros trazem a história de seus festeiros e tudo o que a cidade viveu no ano anterior em formas e cores de um jeito colonial e ao mesmo tempo contemporâneo. É um trabalho feito com fé e devoção
e suas exposições são abertas para que os 22 mastros, no Quadrado Histórico, possam ser apreciados por todos. Hoje podemos também nos encantar com o seu trabalho que tem a cara da Costa do Descobrimento. “Os Mastros Sagrados de Trancoso são verdadeiros totens, trocados anualmente para a festa de São Sebastião que acontece nos dias 19 e 20 de janeiro e, nos dias 02 e 03 de fevereiro, para a troca dos mastros de São Brás.
Instagram: valquitolima

Damião Conceição

Damião Conceição Vieira nasceu em Trancoso no dia 05 de Agosto de 1967. Desde a infância começou a descobrir seu gosto pela arte, e por volta dos 12 anos começou a esboçar seus primeiros trabalhos: desenhos a lápis de cor e nanquim. Com o passar do tempo e com a chegada dos primeiros turistas em Trancoso, teve acesso a outros materiais como guache, pastel, carvão, tintas acrílicas e a óleo. Muitos turistas que iam embora deixavam seus materiais de pintura e levavam um quadrinho do jovem pintor. Durante muitos anos Damião teve que encarar a pintura apenas como um hobby, já que gastava a maior parte de seu tempo em trabalhos que lhe rendiam algum dinheiro para viver. Trabalhou como garçom, ajudante de pedreiro e carpinteiro. Apesar das dificuldades, Damião teve bastante incentivo dos visitantes e moradores de Trancoso para continuar pintando, e por volta de 1985, conseguiu vender uma ilustração sua. Isso foi um grande incentivo para que não parasse mais de pintar e fez também com que sua família acreditasse em seu trabalho, que até então era encarado como “coisa de quem não quer trabalhar“. Atualmente, Damião dedica todo seu tempo ao que mais gosta: a pintura. Obtendo grande reconhecimento entre artistas e conhecedores de arte no Brasil e exterior.
Facebook: Atelier Damião

Lia Udler

Uma das primeiras artistas plásticas a se mudarem para Trancoso no final da década de 70, Lia Udler é uma artista pioneira e muito querida na cidade. A história de amor entre Lia Udler e Trancoso teve início em 1976, quando ela, aos 19 anos, chegou, de férias, com uma amiga à praia baiana. Apaixonou-se pelo local e por um carioca que já vivia no povoado. Voltou a São Paulo apenas para contar aos pais da mudança. Na Bahia, casou-se, teve dois filhos, separou-se e, vagarosamente, construiu a morada que sempre quis ter. “De frente para o mar, mas não na areia. Perto do Quadrado (centro do vilarejo), mas não no meio do buchicho. Um lugar com jeito de fazenda no qual eu pudesse cultivar uma horta e um pomar”, conta.
Facebook: Lia.Udler

Geraldo Magela

O artista plástico Geraldo Magela Albuquerque tem uma linda história de longa data com Trancoso, e traz das águas do Jequitinhonha telas e obras desenhadas ponto a ponto, com bordados e miçangas feitas de tudo que o artista recolhe no lixo, nas ruas, no rio, onde pescam madeiras, pratos de ágata, latas de óleo, plástico que recicla e transforma em beleza: das latas de óleo nascem flores, oratório e adereços vários. “Eu chamo meu trabalho de sacro, outro diz que é pop.” Tudo em seu trabalho tem pulso e alma. Uma pescaria no grande inconsciente brasileiro, interiores e fundo de quintais. Arte vinda de um Brasil profundo, que a gente ama e quer.
Facebook: Geraldo Magela

Frances Alves

Frances Alves é Light Designer, nascida em São Paulo, mas com o coração dividido entre a capital paulistana e a Bahia, tem o privilégio de trabalhar com sua grande paixão que é “revelar a beleza da luz”! Formada em decoração pela Escola Panamericana de Artes (São Paulo), com enfoque em iluminação, já realizou projetos de destaque. Muitos lugares pelo Brasil afora já foram impactados pela transformação da luz pelas mãos de Frances Alves. Na Bahia: Em Trancoso, Arraial D’Ajuda, Porto Seguro; além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Dentre seus projetos executados estão: João Doria, Olimpio Matarazzo, Fernanda Sirena, Rubens Dino, Ana Maria Braga, Raul Doria, Bruna Lombardi, Giorgina Brandolinni, família Niquini, Estrela D’Água, Eco Resort, Maritaca, Condomínio Aldeia de Itapororoca, Condomínio Águas D’Ajuda, Shopping Campos do Jordão, Villa Doria, entre outros.
Instagram: @frances.alves

Maristela Gorayeb

Talvez seja por conta de sua formação em Artes Plásticas que a arquiteta e decoradora Maristela Gorayeb crie trabalhos tão tocantes e envolventes. Procurando conceber espaços que acrescentassem algo na vida do ser humano, a artista seguiu em busca da carreira profissional e se especializou em Técnica em Arquitetura na instituição Lineu de Artes e Ofício de São Paulo. É interpretando a personalidade e os desejos de seus clientes que a profissional une e transforma ambientes com cores, tecidos, texturas e luz, num feliz casamento entre homem e espaço. Para ela, cada trabalho é único e vem carregado da identidade dos proprietários. Artista plástica e apaixonada por arte, Maristela é proprietária da loja Divino’s no Quadrado de Trancoso, que reúne um acervo maravilhoso das suas obras e peças de diversos artistas do Brasil.
Site: www.divinostrancoso.com.br

Juliana Favarato

Há mais de 15 anos Juliana vem realizando os sonhos dos clientes mais exigentes. Criou e implantou projetos originais e exclusivos em condomínios, residências, áreas comerciais e rurais, uma combinação infalível de bom gosto, conhecimentos técnicos, botânicos e inspirações das diversas expressões de arte para que seus clientes possam desfrutar da beleza, charme, inovação e qualidade de vida em seus jardins. Antes mesmo de sua graduação em Agronomia em 1998, atuava junto ao Centro Mineiro de Conservação da Natureza (CMCN) na área de Paisagismo. Ganhou o prêmio de melhor Projeto de Paisagismo Casa Cor ES em 2009 e 2011 Como sócia da empresa Arboreto Paisagismo, onde atuou por 10 anos. Hoje possui sua própria flora situada no paraíso Trancoso – BA e executa projetos por todo o território brasileiro.
Site: www.julianafavarato.com.br

Vânia Mendes

Artista plástica paulista apaixonada pela Costa do Descobrimento e pela cultura baiana desde a primeira vista em 1980. Sempre envolta no mundo das artes, ainda jovem cursou a Faculdade de Belas Artes/SP, com habilitação em artes cênicas e dança: suas grandes paixões. Por rebeldia na mesma fase, desde essa época também se identificou com a tatuagem, sendo uma das pioneiras da arte corporal no Brasil e desde então se dedica atuando e trabalhando em estúdios e convenções em vários países. Especialmente desenvolvida para o projeto “Cores de Trancoso“ a coleção em aquarelas, tem o tema CAPOEIRA , onde retrata essa expressão da Cultura Brasileira com raízes na Bahia. Em parceria com sua amiga Cláudia Sene – Arquiteta formada pela PUC Campinas em 1994 – vem desenvolvendo arte digital desde 2012. Cláudia é decoradora e Proprietária da loja Santa Amora, louca por Trancoso e por todo o colorido da magia desse lugar.
Dupla de artistas convidadas.
Facebook: Vânia Mendes e Claudia Sene

Cristian Alexis

Artista convidado – Arraial D’Ajuda
Cristian Alexis é outro artista convidado não residente em Trancoso. “Pelao Flowers“ como é conhecido em seu estúdio de Arte Ritual Tattoo, tem 42 anos e é múltiplo artista plástico, pintor, tatuador, desenhista ilustrador e grafiteiro. Nasceu em Viña Del Mar no Chile e há quase 10 anos vive no Arraial D’Ajuda/BA. Tem uma paixão incandescente – como mesmo relata – por Trancoso, sua história, sua arte e cultura. Tem forte influência indígena em suas obras e homenageia nossos primórdios com sua arte na exposição CORES DE TRANCOSO.
Facebook: Pelao Flowers

Jabson Flores

Jabson Flores Araújo nasceu nas praias de Corumbau, município de Prado em 1972. Com 23 anos, a Europa foi seu contato inicial com a arte e cultura. Residiu na França, Itália, Holanda e Inglaterra. Visitou diversos museus de arte e da história humana. Nesse período conheceu as telas de Miró, Salvador Dalí e Jackson Pollock. Após essa experiência, teve a certeza que poderia acrescentar sua arte à cultura mundial e deixar sua marca como um artista. Descobriu sua essência artística na pintura, desenvolvendo sua própria técnica de pintura de forma intuitiva e utilizando habilidades como artesão. Seu objetivo é expressar sua arte a cada momento em uma comunicação única, onde as pessoas enxerguem um mundo diante de suas telas. Atualmente com um acervo de mais de 100 telas, Jabson Flores continua transformando o seu talento em arte.
Facebook: Jabson Flores

Jorge Abdo

Jorge Abdo é um artista plástico nascido em Nova Lima, Minas Gerais. Já participou em diversas exposições de arte pelo Brasil (São Paulo, Espírito Santo, Bahia, etc.), através das suas esculturas, pinturas e mosaicos milimetricamente aplicados – que é sua autêntica marca registrada. Atualmente Jorge expõe na Galeria do Café da Santa, no Arraial D’Ajuda/BA onde reside há anos. Um artista nato, experiente, criativo e audaz. Já obteve em suas obras e exposições nacionais diversos prêmios e medalhas especiais, além de uma estátua em bronze em sua homenagem, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
Facebook: Jorge Abdo Junior

Fernanda Santiago

Mineira, publicitária formada pela UNI BH e artista plástica, é o mais novo talento artístico na cidade de Trancoso. Depois de 30 anos trabalhando em paralelo na noite com produção de eventos, resolveu mudar seus hábitos, a alimentação, esporte e sua qualidade de vida. Voltou a dedicar-se somente a pintura em seu atelier no Quadrado Histórico, pois tinha prazer e necessidade de expressar seu bem-estar espiritual e de vida, através das cores e formas de sua arte. Desde pequena desenhava casas coloridas em meio a um paraíso na natureza, e sem querer, essas imagens da infância se tornaram sua realidade de vida agora. O que era somente prazer, tornou-se terapia e seu trabalho!
Instagram: fsarte

Abel Chaves

Biografia:
Filho de músicos, Abel Chaves nasceu no Rio de Janeiro e há décadas está erradicado em terras baianas. Além de produtor e compositor, Abel é grande intérprete de vários sucessos nacionais, tocando ao lado de figuras ilustres como Marcelo D2, Armandinho Macedo, Fauzi Beydoun, entre outros. Inovando sempre nos estilos culturais, na fusão do samba groove, do rock e da MPB com seu toque pessoal, criou recentemente seu novo projeto: Abel Chaves e Banda Tymg – que já é sucesso em suas apresentações por Trancoso.
Facebook: abelchavesebandatymg

Ary de Paula

Biografia:
Talento nato local de Trancoso, Ary de Paula é um músico multidisciplinar. Uma figura carismática, adorado por todos na cidade, tem sua presença garantida nos grandes eventos da região, festas, casamentos e festivais de música. Seu estilo e sua voz são únicas e marcantes, e descem suaves aos ouvidos dos seus fãs. Ary ainda tem um projeto paralelo com sua esposa Sissi, com atelier de arte e brigaderia gourmet no Quadrado Histórico de Trancoso.
Facebook: Ary de Paula
http://www.coresdetrancoso.com.br/home/wp-content/uploads/2015/12/patrocinadores-3.jpg